sábado, 13 de novembro de 2010

partilhando.

Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness)

“Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de “cegueira branca”, já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.”

   Um filme adaptado do livro do Português José Saramago, com a direcção do Brasileiro Fernando Meirelles , relata-nos como lemos na sinopse uma doença misteriosa que se espalha em um ápice pelo país.
   Recomendo o filme vivamente e deixo umas perguntas no ar : Qual será mesmo o real motivo para tal "cegueira branca"? O Porque da única pessoa a não ser afetada ser a idônea e bondosa mulher do medico representada pela Julianne Moore?  Qual será a relação entre a cegueira e a tão vivaz falta de escrupulos e de principios que vivemos no dia de hoje?
  Eu penso que , é um filme que daria umas boas horas de reflexão .




ps: longe de mim querer ser alguma expert no assunto, não sou.... apenas estou a partilhar algo que gostei.

2 comentários:

  1. acho que vejo tudo ao meu redor. Concordo, o mundo esta imundo e contaminado :S
    http://akireteixeira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Existe um processo de naturalização em nossa sociedade, somos cegos sim para os problemas, desigualdade. As coisas acontecem ao nosso redor e nem nos damos conta. Não nos conhecemos a nos proprios não sabemos nem ao menos quem somos, não reconhecemos nosso próprio sentimento.
    Beijooos

    ResponderExcluir